Materiais de História

Atividade – As mulheres na Grécia Antiga – Ensino Médio (pronta para imprimir)

Resumo: Atividade pronta para imprimir sobre a vida das mulheres na Grécia Antiga, com análise da música “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque e Augusto Boal. Já acompanha exercícios sugeridos e modelos de respostas. Ideal para Ensino Médio e para refletir a historicidade das relações de gênero nas sociedades.

Habilidades BNCC: (EM13CHS105): Analisar as permanências e mudanças nos papéis atribuídos a homens e mulheres ao longo do tempo, considerando as diversas culturas e sociedades.

(EM13LP23): Analisar, interpretar e criticar discursos presentes em diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais, considerando seus contextos de produção e circulação, suas condições de recepção e os efeitos de sentido que produzem.

Atividade sobre as Mulheres Na Grécia Antiga para o Ensino Médio.

A atividade: Mulheres na Grécia Antiga

Texto 1: Música "Mulheres de Atenas", de Chico Buarque e Augusto Boal.

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem, imploram
Mais duras penas
Cadenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos, poder e força de Atenas
Quandos eles embarcam, soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam sedentos
Querem arrancar violentos
Carícias plenas
Obscenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar o carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas
Helenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito nem qualidade
Têm medo apenas
Não têm sonhos, só têm presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas
Morenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos, heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas

Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos, orgulho e raça de Atenas

Texto 2 - Trecho do Livro “Grécia e Roma”

Em todas as fases da vida, havia muitas diferenças entre homens e mulheres da Grécia Antiga. As mulheres gregas arrastadas viviam separadas dos homens em cômodos diferentes reservados a elas dentro da casa, chamados de gineceus, onde ficavam confinadas a maior parte do tempo. As mansões da elite eram divididas em duas partes, masculina e feminina.

As meninas também pouco contato tinham com os meninos depois da primeira infância, como mandava a “boa educação”. Elas tinham brinquedos que se referiam à vida que teriam como adultas, basicamente como mães e donas de casa, dedicadas à costura da lã, ao cuidado dos filhos e ao comando dos escravos domésticos. Os meninos brincavam de luta, já antecipando sua entrada no exército. Quando chegavam à adolescência, as meninas participavam de cerimônias que as preparavam para o casamento; As garotas de famílias com mais recursos podiam aprender também a tocar e dançar.

Já os rapazes começavam o treinamento para o serviço militar. A caça para eles eram um treino para a guerra, assim como as competições esportivas que participavam. A educação dos rapazes consistia no conhecimento das letras, da poesia e da retórica, ainda que se pudesse seguir e continuar a instrução, com o estudo da Filosofia.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Ed. Contexto, 2002, p. 43.

Ilustração das mulheres na Grécia Antiga com suas roupas tradicionais.
Ilustração das mulheres na Grécia Antiga com suas roupas tradicionais.

Exercícios

  1. Qual era o papel das mulheres na sociedade ateniense de acordo com a música “Mulheres de Atenas”? Use trechos específicos da música para justificar sua resposta.
  2. Com base no Texto 2, a música de Chico Buarque é historicamente coerente? Por quê?
  3. O Texto 2 menciona que as crianças na Grécia Antiga tinham brinquedos que refletiam os papéis que teriam como adultos. Você acha que isso também acontece em nossa sociedade? Dê exemplos e sua opinião sobre o assunto.
  4. Com base no que você leu sobre a mulher ateniense, é possível afirmar que o papel das mulheres na sociedade se transforma historicamente? Explique.

Clique abaixo para ver as respostas sugeridas

1. Na música “Mulheres de Atenas”, as mulheres são retratadas como submissas e dedicadas aos seus maridos. Elas “vivem pros seus maridos” e “sofrem pros seus maridos”, mostrando que seu papel principal era servir e agradar aos homens. Quando os maridos estavam fora, elas “tecem longos bordados” e, ao retornarem, elas estão disponíveis para satisfazer suas necessidades (“Querem arrancar violentos carícias plenas”). As mulheres não tinham sonhos ou vontades próprias, “só têm presságios” e “temem por seus maridos”.

2. Sim, a música de Chico Buarque é historicamente coerente com o Texto 2. Ambos descrevem as mulheres atenienses como confinadas a um espaço doméstico (gineceu), dedicadas às tarefas do lar e à criação dos filhos. A música menciona que elas viviam para seus maridos e não tinham autonomia, o que é consistente com a descrição histórica de que as mulheres eram preparadas para serem mães e donas de casa, enquanto os homens se preparavam para a guerra e a vida pública.

3. Sim, isso também acontece em nossa sociedade. Meninas frequentemente recebem brinquedos como bonecas e cozinhas de brinquedo, que refletem papéis tradicionais de cuidadoras e donas de casa. Meninos recebem carrinhos e armas de brinquedo, que incentivam a competitividade e a agressividade. Esses brinquedos podem reforçar estereótipos de gênero, limitando as possibilidades e interesses das crianças desde cedo. Em minha opinião, é importante oferecer uma variedade de brinquedos para todas as crianças, promovendo a igualdade de oportunidades e a liberdade para explorar diferentes interesses.

4. Sim, é possível afirmar que o papel das mulheres na sociedade se transforma historicamente. Na sociedade ateniense, as mulheres tinham papéis restritos ao lar e à família, sem acesso à educação formal ou participação na vida pública. Hoje, embora ainda existam desafios, as mulheres conquistaram direitos significativos, como o acesso à educação, ao trabalho e à participação política. As mudanças sociais e os movimentos feministas contribuíram para a transformação desses papéis, promovendo maior igualdade de gênero.

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