Resumo: Texto e atividade sobre Renascimento Cultural e a Arte Renascentista. Elaborado para os sétimos anos. Pronta para imprimir, ótima para revisão, lição, atividade em sala ou avaliação.
Habilidade: (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados
Você já parou para pensar qual seria a obra de arte mais famosa do mundo? Apesar da enorme concorrência de milhares de artistas talentosos ao longo da história, é muito provável que a maioria das pessoas respondam “Mona Lisa”.
Esse belíssimo quadro pintado por Leonardo da Vinci encanta a todos pela sua qualidade artística e representa muito bem todo um período da história da humanidade: o Renascimento. É sobre este período fascinante que vamos aprender na aula de hoje.
O que foi o Renascimento Cultural
O Renascimento foi um movimento de novas ideias e criações artísticas que aconteceu entre os séculos XIV e XVI. Esse período trouxe grandes mudanças, superando muitas características da Idade Média e inaugurando a Modernidade.
Por exemplo, as pessoas começaram a deixar os feudos medievais e a viver nas cidades renascentistas. O comércio floresceu com a chegada de novos produtos do Oriente, como seda, açúcar, chá e especiarias, trazendo grandes lucros para os comerciantes, ou burgueses, que viviam desse comércio.
Além disso, a política também mudou, com reis se fortalecendo graças ao apoio dos burgueses e unificando grandes territórios. Isso foi uma grande mudança em comparação à Idade Média, quando as pessoas viviam em feudos rurais e obedeciam ao senhor feudal.
Mas, e o Renascimento nisso tudo? Bem, o Renascimento é o nome às novas ideias que surgiram nesse período. As mudanças na economia, na vida das pessoas e na política facilitaram o surgimento de uma nova maneira de pensar e representar o mundo. E é justamente essa nova forma de pensar, entender o mundo e retratar as coisas que chamamos de “Renascimento Cultural”.
O significado do nome Renascimento Cultural
Renascer significa nascer de novo. Mas… o que renascia no Renascimento Cultural?
Basicamente, renasciam as artes, a cultura e a filosofia da Antiguidade Clássica – isto é, da Grécia e Roma. Os renascentistas acreditavam que sua nova maneira de pensar resgatava a sabedoria e a beleza dos gregos e romanos, povos que viveram na Antiguidade.
Por outro lado, eles superavam o pensamento e o estilo de vida medieval, que consideravam mais obscuros e atrasados em comparação às suas novas ideias e estilos.
Características do Pensamento Renascentista
Uma das primeiras características do pensamento renascentista era o antropocentrismo, ou seja, a ideia de que o ser humano era o “centro de tudo”.
Dessa forma, os pensadores do Renascimento buscavam conhecer o ser humano em sua totalidade. Eles queriam entender como o corpo funcionava (anatomia), desenhá-lo com perfeição e exatidão (realismo) e explorar as possibilidades dos seus movimentos.
Eles também se interessavam por como as pessoas se organizavam em sociedade e qual seria o melhor regime político para os homens, por exemploo. Tudo isso fazia parte dessa visão antropocêntrica do Renascimento.
Por outro lado, na Idade Média, o foco era muito mais em Deus e na fé cristã, com menos atenção ao ser humano. Por isso, diz-se que o pensamento medieval era teocêntrico.
Outra característica importante do pensamento renascentista é o racionalismo. Isso significa que os renascentistas valorizavam a razão, o estudo e a lógica. Eles queriam entender as coisas e as pessoas através de provas (empirismo), lógica e ciência. Isso promoveu avanços significativos no conhecimento humano, levando a estudos mais profundos em matemática, medicina, astronomia e outros campos científicos.
A arte no Renascimento Cultural
Outra grande novidade do Renascimento foi a mudança na maneira de representar o mundo na arte.
Nessa época, os artistas desenvolveram técnicas artísticas fascinantes. Eles estudavam o corpo humano e a razão, e passaram a representar os seres humanos com maior exatidão (realismo), com tamanhos e proporções mais adequadas (proporcionalidade) e se dedicavam a pintar os diversos planos de uma obra de arte (profundidade), permitindo que se percebesse o que estava perto e o que estava “no fundo” de um quadro.
Por exemplo, observe as imagens abaixo e veja como essas características são bem claras. A obra do Renascimento (à direita) apresenta maior realismo no desenho das pessoas (parece de verdade), tem profundidade (você consegue ver o que está ao fundo e o que está na frente) e é proporcional (os tamanhos dos membros do corpo são bem distribuídos). Já a arte medieval (à esquerda) não apresenta essas características.
Atividades
1) O que foi o Renascimento Cultural?
2) O que significa o nome “Renascimento Cultural”?
3) Explique duas diferenças entre o pensamento Renascentista e o pensamento Medieval.
4) Cite e explique três característica da Arte no Renascimento.
5) Compare as imagens abaixo e responda: qual pertence ao Renascimento Cultural? Qual pertence à Idade Média? Justifique sua resposta.
6) Assinale a alternativa correta. A arte renascentista, de uma forma geral, se caracterizou pela:
a) valorização da cultura e da herança medieval.
b) falta de perspectiva nas obras.
c) desinteresse na representação do seres humanos.
d) aproximação entre arte-pesquisa-inovações técnicas.
7) Preencha a cruzadinha abaixo com as informações aprendidas.
Gabarito da Cruzadinha e dos Exercícios
1) O Renascimento Cultural foi um movimento de novas ideias e manifestações artísticas que surgiu entre os séculos XIV e XVI. Este movimento é resultado das mudanças que o mundo vivia na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
2) Os pensadores do Renascimento acreditavam que sua época representava um renascimento da beleza e da sabedoria da Grécia Antiga e de Roma, superando o período de trevas da Idade Média.
3) O pensamento do Renascimento Cultural é antropocêntrico, isto é, coloca o homem no centro de tudo. Portanto, busca estudar ao máximo sobre o corpo humano e a humanidade em si. Por sua vez, o pensamento medieval é teocêntrico, colocando a religião e a fé no centro de todas as coisas. Outra diferença é que o Renascimento valoriza a empiria (prova de tudo) e a razão, enquanto que o medievo valoriza a fé cega e a obediência.
4) A arte renascentista é mais realista, ou seja, busca representar tudo da maneira mais fiel possível à realidade. Além disso, ela trabalha muito bem a perspectiva do quadro e a proporção da figura humana. Por fim, a arte renascentista busca transmitir leveza e naturalidade nos movimentos.
5) A escultura da esquerda apresenta características medievais, pois carece de proporção e realismo. Já a figura da direita mostra uma escultura produzida no Renascimento, com grande leveza nos movimentos, proporção trabalhada do corpo humano e enorme realismo.
6) D.
2 Comments
Excelente essas aulas
Obrigado pelo elogio, prof. Ana! Ficamos felizes em saber que o material ajudou em seu dia a dia! 🙂