Resumo: Atividade sobre a civilização da Mesopotâmia pronta para ser aplicada para os alunos do sexto ano. Basta imprimi-la e resolvê-las com os alunos!
Habilidades: (EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Atividade - Mesopotâmia
Na Antiguidade, diversas civilizações desenvolveram-se na Mesopotâmia graças à facilidade para o cultivo agrícola que os rios proporcionavam. Nas terras mais áridas do norte ficava a Assíria. Ao sul, no ponto de encontro entre os rios Tigre e Eufrates, a Suméria ou Caldeia, zona mais fértil. A Mesopotâmia fazia parte da região denominada Crescente Fértil e englobava uma área que se estendia até o Egito. Ganhou esse nome pela fertilidade do solo e pelo formato, semelhante ao da Lua na fase crescente.
As cheias dos rios Tigre e Eufrates (geralmente de março a maio) eram menos regulares que as do rio Nilo (no Egito). Em razão das zonas montanhosas por onde desciam, as águas ganhavam mais força, e as cheias ocupavam com maior violência as terras planas, especialmente nas margens do Tigre. Isso obrigou os grupos humanos que ali viviam a se organizarem para a construção de canais e diques destinados a controlar as enchentes e aproveitar as águas para irrigar mais terras. Essa organização interna das diversas tribos deu origem a lideranças que, mais tarde, iriam governar as cidades. Aliás, vale lembrar que a Mesopotâmia foi a primeira região do planeta a se urbanizar.
A Mesopotâmia não possuía proteções naturais de suas fronteiras (como o Egito, por exemplo, que era cercado por desertos), o que facilitava o acesso de vários povos à região. Essa informação ajuda a entender a agitação de sua história política, caracterizada por sucessivas invasões, guerras e pela existência de vários reinos e impérios ao longo de sua história.”
Adaptado de VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 6o ano. São Paulo: Scipione, 2009.
Exercícios
1. Explique o significado do termo “Crescente Fértil”.
2. O que os habitantes da Mesopotâmia fizeram para controlar as enchentes dos rios e aproveitar a água para o cultivo?
3. Explique a frase: “A Mesopotâmia foi a primeira região do planeta a se urbanizar”.
4. Identifique e pinte no mapa abaixo:
– Rio Tigre e Rio Eufrates
– Rio Nilo
– Mar Mediterrâneo
– Golfo Pérsico
– Região do Crescente fértil
1. O termo Crescente Fértil englobava uma área que se estendia da Mesopotâmia até o Egito. Recebeu esse nome devido à fertilidade do solo e pelo formato, semelhante ao da Lua na fase crescente.
2. Os habitantes da Mesopotâmia se organizaram para a construção de canais e diques destinados a controlar as enchentes e aproveitar as águas para irrigar mais terras.
3. Essa frase significa que a Mesopotâmia foi a primeira área geográfica do mundo a passar pelo processo de urbanização, que é a formação e o desenvolvimento de cidades. Na Mesopotâmia, localizada na região do Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates (atualmente no território do Iraque), surgiram algumas das primeiras cidades conhecidas da história, como Uruk, Ur e Babilônia. A urbanização foi um marco importante na história da civilização humana, pois representou a transição de comunidades agrícolas para sociedades urbanas complexas, com estruturas políticas, sociais, econômicas e culturais mais elaboradas.