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Atividade sobre Revolução Industrial – Oitavos Anos (com documentos)

Resumo: Atividade para ser aplicada com os oitavos anos sobre Revolução Industrial. Análise de documentos simples e um texto didático sobre o tema. Acompanha exercícios (com respostas no site).  Pronto para imprimir.

Habilidades: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

A Revolução Industrial (Séc. XVIII)

a) O Surgimento das Fábricas

O invento da máquina a vapor por James Watt em 1765 gerou grandes mudanças em quase todos os setores da vida humana. A criação do motor a vapor permitiu tecnicamente a ocorrência da Revolução Industrial. Veremos agora como esta invenção transformou a realidade da produção humana e de suas sociedades.

A primeira mudança acontece no processo de fabricação de um produto. Antes do invento das máquinas, os trabalhadores faziam por conta própria todo o processo de fabricação usando somente suas mãos, pequenas ferramentas, matérias-primas e seu conhecimento.

Com a invenção das máquinas, surgiram as grandes linhas de montagem, cabendo aos trabalhadores a execução de atividades pontuais, isto é, devendo trabalhar apenas em uma parte da linha de montagem.

As máquinas inauguram também um novo espaço de trabalho. Até então, os trabalhadores executavam suas tarefas em oficinas próprias, muitas vezes anexas à casa de sua família. Com o surgimento das novas máquinas para produção, nascem também os novos espaços em que elas funcionam: as fábricas.

Diferentemente da oficina, a fábrica não é propriedade dos trabalhadores que nela trabalham. A fábrica geralmente tem um proprietário que não trabalha na linha de produção, sobrevivendo de parte dos lucros obtidos pela empresa.

Outra consequência é que as máquinas aumentaram e muito a produção humana e estabeleceram novas relações de trabalho.

Por todas essas mudanças, antes das máquinas e da Revolução Industrial, chamava-se que a humanidade tinha um modo de produção artesanal. Com as máquinas e as indústrias, a produção dos objetos passa a ser conhecida como modo de produção mecanizado.

Imagem ilustrativa do modo de produção artesanal. Atividade para oitavo ano.
Modo de Produção Artesanal.
Imagem ilustrativa do modo de produção mecanizado. Atividade oitavo ano.
Modo de produção mecanizado.

Documento: Entrevista com uma mãe sobre duas menores trabalhadoras no início da época industrial.

1. Pergunta: A que horas vão as menores à fábrica?
Resposta: Durante seis semanas foram às três horas da manhã e voltaram às dez horas da noite.

2. Pergunta: Quais os intervalos concedidos durante as dezenove horas, para descansar ou comer?
Resposta: Quinze minutos para o desjejum, meia hora para o almoço e quinze minutos para beber.

3. Pergunta: Tinha muita dificuldade para despertar suas filhas?
Resposta: Sim. A princípio, tínhamos que sacudi-las para despertá-las e se levantarem, bem como vestirem-se antes ir ao trabalho.

4. Pergunta: Quanto tempo dormiam?
Resposta: Nunca se deitavam antes das onze horas, depois de lhes dar algo que comer, e então, minha mulher passava toda a noite em vigília ante o temor de não despertá-las na hora certa.

5. Pergunta: A que horas eram despertadas?
Resposta: Geralmente, minha mulher e eu nos levantávamos às duas horas da manhã para vesti-las.

6. Pergunta: Então, somente tinham quatro horas de repouso?
Resposta: Escassamente quatro.

7. Pergunta: Quanto tempo durou essa situação?
Resposta: Umas seis semanas.

8. Pergunta: As menores estavam cansadas com esse regime?
Reposta: Sim, muito. Mais de uma vez ficaram adormecidas com a boca aberta. Era preciso sacudi-las para que comessem.

9. Pergunta: Suas filhas sofreram acidentes?
Resposta: Sim, a maior, a primeira vez que foi trabalhar, prendeu o dedo em uma engrenagem e esteve cinco semanas no hospital de Leeds.

10. Pergunta: Recebeu o salário durante esse tempo?
Resposta: Não, desde o momento do acidente, cessou o salário.

11. Pergunta: Qual era o salário em semana normal?
Resposta: Três shillings por semana, cada uma.

12. Pergunta: E quando faziam horas suplementares?
Resposta: Três shillings e sete pences e meio.

(Nascimento, Amauri Mascaro, “A indignação do trabalho  subordinado”, in: Curso de Direito do Trabalho, Saraiva, São Paulo,1992, pág. 11-12.)

Exemplos do custo de vida no período da Revolução Industrial.

Dez pães: 2 pences;
1 kg de carne: 1 shilling e meio;
1kg de farinha: 2 shillings;
Uma semana de aluguel: 6 shillings;
Um guarda-chuva: 7 shillings e meio;
Sabão para uma semana: meio shilling;

(Preço dos alimentos calculados a partir de: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=uc1.$b94443&seq=194)

Documento: Regimento de uma fiação inglesa no início do século XIX:

Artigo 7º – A jornada de trabalho é de treze horas, as horas excedentes serão pagas na proporção de seus salários.

Artigo 8º – Todo trabalhador que se atrase mais de dez minutos será multado em vinte e cinco centavos.

Artigo 9º – Uma vez que tenha entrado na fábrica, não poderá deixar o recinto a não ser com autorização escrita, sob pena de ter descontado um dia de trabalho.

Artigo 22º – O trabalhador é proibido de deixar seu lugar de trabalho, sob qualquer pretexto, durante a jornada de trabalho. É permitido ir três vezes ao dia ao banheiro. Caso se esqueça e utilize mais vezes a toalete, será multado em vinte e cinco centavos.

Exercícios

1) Preencha a tabela abaixo, comparando o modo de produção artesanal com o modo de produção mecanizado.

Tarefa sobre Revolução Industrial na Inglaterra.

2) Após ler os documentos, descreva as condições de vida dos trabalhadores do período. Cite exemplos dos textos lidos para embasar sua resposta.

3) A partir da leitura dos documentos, é correto afirmar que os trabalhadores tiveram grandes vantagens com a Revolução Industrial? Justifique.

4) Qual grupo da sociedade obteve maiores lucros e vantagens com a Revolução Industrial? Por quê?

5) (ENEM) “… Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; …”

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas
A) I está correta.
B) II está correta.
C) III está correta.
D) I e II estão corretas.
E) I e III estão corretas.

1.

Resolução do exercício proposto

2. A condição de vida dos trabalhadores era péssima, com longas jornadas de trabalho, más condições de moradia, acidentes de trabalho constantes e ausências de direitos garantidos. Além disso, o salário era insuficiente para uma vida digna. Um trecho do texto que ilustra essa situação é que o pagamento relatado nas entrevistas não eram adequados para suprir a alimentação e a moradia dos operários. O acidente relatado na entrevista é outro exemplo de precariedade vivida pelo proletariado.

3. Não. Os documentos apontam para a dificuldade da vida dos trabalhadores.

4. Os burgueses (donos da fábrica). Eles lucravam com o trabalho dos operários.

5. E.

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