Resumo: Esta atividade sobre Revolução Russa envolve uma oficina com o filme de animação Anastasia (1997) Adequado para nonos anos e também para o Ensino Médio. Contém link do trecho selecionado do filme e perguntas prontas para imprimir.
Habilidade: EF09HI11 e EM13CHS103.
Introdução e Objetivos da Atividade
Esta oficina foi concebida como um exercício de aplicação dos conhecimentos históricos sobre a Revolução Russa. Ela consisite na análise de um documento específico: o filme animado Anastasia.
O filme narra a história da princesa Anastasia Romanov, filha do Czar Nicolau II. Na trama, ela teria sobrevivido à Revolução de Outubro, mas acabou perdida na multidão revolucionária e viveu desde então como uma pessoa comum.
Ao crescer, ela finalmente descobre sua verdadeira identidade como Anastasia e embarca em uma aventura para reencontrar sua antiga tia da família Romanov. Assim, ela recuperaria sua posição como herdeira da família imperial russa, juntamente com suas riquezas e prestígio.
O filme é uma fonte rica para reflexões históricas sobre a Revolução Russa. Afinal, é um produto da década de 1990, produzido por uma sociedade específica – a dos Estados Unidos – e narra um evento histórico significativo, a Revolução Russa. Como produto de sua época e de sua sociedade, o filme se revela um documento marcado por um ponto de vista específico da Revolução, repleto de juízos de valor bem enviesados sobre o episódio.
Sua análise cuidadosa com os estudantes pode ser muito enriquecedora, ajudando-os a questionar a ideia de que filmes são portadores de “verdades históricas” neutras e a reconhecer que filmes e produtos infantis também transmitem discursos e narrativas sobre a história e a sociedade.
Trecho do filme selecionado (Vimeo)
Caso precise baixar o trecho do filme, é só entrar no site do Vimeo (clicando no canto inferior direito acima) e fazer o download.
Descrição da Atividade
Na aplicação da atividade, é importante que você introduza o filme “Anastasia”, explicando que o exercício da aula consistirá em assisti-lo como um documento histórico que trata da Revolução Russa.
É muito importante alertar os alunos para estarem atentos aos pontos de vista e juízos do filme sobre a Revolução Russa. Afinal, mais do que simplesmente narrar a Revolução como ela “realmente aconteceu”, o longa apresenta uma visão específica sobre o evento histórico (como qualquer documento), e sua versão está repleta de um juízo nitidamente negativo da Revolução de 1917.
Em seguida, apresente o trecho selecionado do filme e estimule os alunos a compartilharem suas opiniões. Aqui, você pode convidá-los a discutir como o filme caracterizou o episódio revolucionário, a Rússia pré-revolucionária e as consequências da Revolução para os habitantes de São Petesburgo, por exemplo.
Você também pode instigá-los pedindo para que levantem hipóteses sobre os motivos que levaram à adoção deste ponto de vista específico, relacionando com temas como a Guerra Fria, as relações históricas da Rússia e os Estados Unidos, e até mesmo a força dos sentimentos anticomunistas.
Posteriormente, divida os alunos em duplas e distribua as perguntas preparadas. Se deve ser feito em sala de aula, em duplas ou grupos, ou valerá nota, ficará a seu critério!
Exercícios da Atividade sobre a Revolução Russa
Com base no trecho do filme “Anastasia” e na discussão realizada em sala de aula, responda:
1. Ás vésperas da Revolução Russa em 1917, o governo do czar Nicolau II passava por uma intensa crise.
a) Como é a representação do czar e da Rússia pré-revolucionária no filme “Anastasia”?
b) É possível afirmar que essas representações se contrapõem aos estudos históricos sobre o período do governo de Nicolau II? Por quê?
2. As imagens abaixo, do filme “Anastasia”, representam as cidades de Paris e São Petesburgo, respectivamente. Mencione as principais diferenças entre a representação dessas cidades e explique como essa diferença pode ser relacionada com a maneira que o filme retrata o evento (Revolução Russa).
3. Qual a imagem transmitida pelo filme sobre a Revolução Russa de 1917? Aborde os seguintes aspectos em sua resposta: a Revolução melhorou a vida da população? Os russos são retratados como satisfeitos ou insatisfeitos com o processo revolucionário?
4. Em um filme, os elementos da linguagem (cores, trilha sonora, etc) desempenham um importante papel na transmissão de uma mensagem. Discorra sobre os elementos presentes na caracterização das cenas de Rasputin explicitando quais valores são associados a esse personagem.
5. Considerando seus conhecimentos e o debate realizado em sala, é possível afirmar que uma produção cultural como o cinema pode apresentar um retrato fiel da realidade de forma neutra? Explique.
1. a) O Czar é apresentado como um homem íntegro e amoroso, preocupado com sua família e sua população. Por sua vez, a Rússia pré-revolucionária é mostrada como uma sociedade organizada e povoada por belos palácios e uma vida aristocrática, sem qualquer menção à pobreza e à desigualdade.
b) Sim, se contrapõem. Afinal, o contexto era muito difícil na Rússia, já que o país estava assolado pela fome, pela miséria, pela corrupção e pela destruição da Primeira Guerra Mundial.
2. Paris é retratada como uma cidade bela e organizada. Até a paleta de cores escolhida para retratá-la é bastante viva, o que traz uma sensação de conforto e alegria ao espectador. Esta representação de Paris praticamente ignora o tempo difícil vivido na França, país que estava diretamente mobilizado e envolvido na Primeira Guerra Mundial. Já São Petesburgo parece uma cidade triste e poluída, características aparentes pelos tons marrons e escuro da paleta de cores e pelas várias nunvens de fumaça exalando para a chaminé. Ela sugere ao espectador que a Rússia virou um país infeliz e com péssimas condições de vida após o episódio revolucionário.
3. O filme transmite uma mensagem negativa sobre a Revolução Russa. Afinal, ele constrói uma imagem simpática ao Czar e aos anos anteriores à Revolução, enquanto que representa os anos subsequentes como miseráveis e extenuantes. Essa versão da narrativa ignora completamente o contexto histórico e os fatos ligados à Revolução. Inclusive, associa o início da Revolução ao egoísmo e às más intenções de Rasputin, também representado de forma exagerada e maquiavélica.
4. Rasputin é representado como um típico vilão: um personagem obscuro, suspeito, disposto às maiores maldades para atingir seus objetivos. Sua representação salienta esses valores: é apresentado com dedos longos e unhas compridaas; nariz, boca e ouvidos desproporcionais ao rosto; uma cor e pele acinzentada, quase sem vida. Além disso, suas tomadas apresentam cores que puxam para o tom cinza, favorecendo uma antipatia para quem assiste o filme. As ações dos filmes e suas representações literais também buscam provocar o espanto na platéia, como no momento que ele vende sua alma ao além para conseguir destronar o Czar Nicolau II, algo completamente avesso à moralidade e aos valores do público.
5. Os filmes são documentos históricos e sua época, e como documentos, sempre retratam um ponto de vista específico, uma visão de mundo em questão. Portanto, não podem ser vistos como neutros, mas sim como portadores de um discurso próprio sobre a história e seus eventos.