Resumo: Material para produção de um mini álbum de figurinha sobre o Império Persa. Ideal para aplicação no 6º ano dos Anos Finais.
Habilidades: EF06HI07 e EF05HI02.
Montar um álbum de figurinhas é uma estratégia de ensino muito interessante para o sexto ano, especialmente quando se trata de um tema considerado “difícil” e distante da realidade dos estudantes, como o Império Persa.
A atividade contém um viés de ensino ativo e também lúdico para os alunos, pois eles precisam recortar as imagens, fixá-las no lugar com precisão, escrever com cuidado nos espaços designados e permitir que sua criatividade se manifeste livremente.
Além disso, há também um aspecto de pesquisa e sistematização de ideias, pois os grupos devem pesquisar a matéria (ou revisar o conteúdo estudado) para criar as legendas e anotações adequadas. Sem mencionar o aspecto sócio emocional do trabalho em equipe, já que esse material é geralmente aplicado em grupos de dois a quatro estudantes.
Além dá página do álbum, também disponibilizei cinco figurinhas prontas. Uma delas apresenta um vaso com símbolos relacionados ao Zoroastrismo (religião persa); outras duas trazem representações de Ciro, o Grande, e Dario I, reis persas; uma traz uma imagem com a face de um sátrapa; e a última contém o mapa geral do Império Persa.
Assim, ao longo da produção das legendar dessas imagens, os alunos pesquisarão sobre elementos da política (sátrapas e reis), da cultura (zoroastrismo) e conhecimentos gerais sobre o mundo persa (mapa).
Se preferir, você pode optar por usar apenas a figurinha ou apenas a página do álbum. Caso decida imprimir apenas as figurinhas, os alunos ficarão responsáveis pela confecção da página por conta própria. Se preferir imprimir apenas a página do álbum, você pode solicitar que os alunos pesquisem cinco imagens e completem o álbum de forma mais autoral e com livre iniciativa.
Há um PDF das figurinhas na versão de 3 cópias ou 1 cópia. Assim, fica mais fácil para você imprimir economizando papel, caso prefira. Abaixo, há também um pequeno glossário sobre as principais palavras-chaves sobre os persas citadas neste texto.
Sátrapa | Um sátrapa era um governante ou administrador provincial do Império Persa Antigo. Eles eram nomeados pelo rei persa para governar uma província específica e coletar impostos em seu nome. Eram fundamentais para manter a unidade territorial e administrar as várias regiões do vasto império. |
Ciro, o Grande (559–530 a.C) | Ciro, o Grande, fundou o Império Persa no século VI a.C. e é conhecido por suas conquistas militares e por permitir uma relativa liberdade religiosa e cultural em suas terras conquistadas. Conquistou povos como os babilônios, os assírios, os egípcios, os hebreus e os fenícios. |
Zoroastrismo | Uma das religiões mais antigas do mundo ainda praticadas nos dias de hoje é o Zoroastrismo. Originada na Antiga Pérsia, foi fundada pelo profeta Zaratustra por volta do século VI a.C. Essa fé destaca a adoração de Ahura Mazda, o deus supremo, e a constante batalha entre o bem e o mal. O Zoroastrismo exerceu uma influência significativa em muitas crenças posteriores e desempenhou um papel central na cultura persa. |
Dário I (512-498 a.C) | Dário I tornou-se um notável Imperador por organizar o império em satrapias (províncias) e por construir a famosa Estrada Real Persa, o que aprimorou a administração e a comunicação entre seus domínios. Instituiu também uma moeda persa, o dárico, no intuito de estimular o comércio e desenvolver a economia persa. |