Resumo: Cinco folhas de atividades sobre a Mesopotâmia prontas para serem aplicadas com alunos do 5º ano dos anos iniciais. Basta imprimi-las e resolvê-las em sala! (Acompanha folha de respostas)
Unidade Temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Habilidades BNCC:
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Atividade 1: O Crescente Fértil
A atividade aborda o conceito de Crescente Fértil e a relação entre os rios e as primeiras civilizações. Ideal para a habilidade EF05HI01.
Atividade 2: O Crescente Fértil #2
Esta atividade continua a discutir o conceito de Crescente Fértil através de um mapa para colorir e da organização de uma linha do tempo das civilizações. Ideal para a habilidade EF05HI01.
Atividade 3: O Estandarte de Ur e a sociedade mesopotâmica.
A atividade discute as classes sociais existentes nas sociedades mesopotâmicas através da análise de um documento histórico, o “Estandarte de Ur”. Vinculada à habilidade EF05HI02.
Atividade 4: O Código de Hamurábi
A atividade apresenta o que é o Código de Hamurábi e sua importância histórica. Ideal para trabalhar a habilidade EF05HI02.
Atividade 5: O poder e a religião na Mesopotâmia
A atividade discute a vinculação entre poder, religião e sociedade na Mesopotâmia. Ideal para discutir as habilidades EF05HI02 e EF05HI03.