Resumo: Cinco folhas de atividades prontas para serem aplicadas para os alunos do 4º ano dos anos iniciais. Basta imprimi-las e resolvê-las com os alunos!
Habilidades: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Unidade Temática: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
Atividade 1: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Tema: Pré-História – A cidade de Çatal Höyük.
Atividade 2: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Tema: As primeiras sociedades agrícolas.
Atividade 3: (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Tema: O avanço da agricultura e a natureza.
Atividade 4: (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Tema: A importância de preservar o meio ambiente para evitar desastres naturais.
Atividade 5: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Tema: Os sambaquis e a pré-história no Brasil.