Materiais de História

Atividade sobre a mitologia grega – Confecção de um Jogo de Cartas

Resumo: Atividade de Ensino Fundamental para estudo sobre mitologia e os Deuses do Olimpo. Consiste na produção de um jogo de cartas do estilo Super Trunfo, em que os alunos devem estudar um pouquinho sobre doze deuses da Grécia e produzir as cartinhas a partir seus conhecimento.

Habilidades: EF06HI09, EF06HI10

Aplicação da Atividade

Esta é uma atividade que costuma dar muito certo para o sexto ano. Só de anunciar que vamos produzir um jogo já é o suficiente pra ganhar a atenção da moçada. Separo a sala em grupos de três ou quatro alunos, e distribuo as imagens dos deuses gregos acompanhados com o resumo sobre eles.

Explico que a ideia envolve confeccionar um jogo de cartas sobre os deuses, como se fosse um baralho de Super Trunfo. Durante a aula, eles têm que cortar a imagens, colá-las e estipular um valor de 0 a 10 para quatro atributos sobre cada uma das divindades: Sabedoria, Devoção, Poder e Carisma.

Para atribuir esses valores, eles precisam estudar as informações presentes no resumo sobre os deuses. Ou sejam: precisam estudar um pouco ou pesquisar sobre o tema. Nos arquivos, já disponibilizamos o modelinho das cartas, as imagens de doze deuses e seus respectivos resumos1.

Depois de explicado e distribuído o material, é só deixar a alunada trabalhar: cortar, colar, estudar os textos e preencher as cartinhas. Nesse processo, os alunos aprendem um pouco sobre os deuses e se familiarizam com algumas ideias sobre a religião na Grécia Antiga: o politeísmo, o fato de os deuses possuírem sentimentos humanos, sua condição de imortalidade, as tensões existentes entre eles…

Jogo didático sobre Mitologia Grega. Grátis e pronto para imprimir. Sextos anos.

No final da aula, vem a parte tão esperada: jogar uma partida com o baralho. As regras são iguais a do Super Trunfo: basta embaralhar as cartas produzidas e cada jogador pegar seis cartas para si. Aí, um dos jogadores começa a partida escolhendo um dos quatro índices definidos. Se o valor desse índice for mais alto que o da carta do outro jogador, ele “ganha” a carta do oponente. Na próxima rodada, o oponente escolhe um índice com a carta seguinte, e tudo acontece sucessivamente. A partida termina quando um dos dois competidores consegue “roubar” todas as cartas para si.

É isso aí. Espero que tenham gostado, e não esqueçam de compartilhar o relato de sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais