Resumo: Atividade para trabalhar o conteúdo de Guerra Fria com alunos do 9º ano ou do Ensino Médio. Consiste em propor aos alunos que criem uma história em quadrinhos sobre algum episódio da Guerra Fria utilizando a linguagem dos “Countryballs”.
Habilidade: EF09HI28
Nessa atividade, você deve propor aos estudantes que narrem algum episódio da história da Guerra Fria utilizando os Countryballs.
As folhas preparadas foram pensadas para tratar de quatro episódios da Guerra Fria: A Revolução Cubana, a Revolução Chinesa, a Guerra da Coréia e a Guerra do Vietnã.
Para aplicar a atividade, basta separar os alunos em dupla (a seu critério), imprimir e distribuir uma folha para cada grupo. Em seguida, deve orientar os alunos, explicando que eles devem colar as imagens nos quadrinhos e elaborar o diálogo e a interação eles os países, explicando a parte do conteúdo escolhida.
Abaixo, alguns exemplos de tirinhas preparadas com Countryballs. O primeiro narra um episódio da Guerra Fria de maneira bem humorada, enquanto o segundo foi uma atividade feita por um estudante sobre Período Joanino.
Alternativamente, você pode propor que eles desenhem tudo, tanto as bolinhas como os diálogos. Eu gosto de usar a folha com as bolinhas prontas porque muitos alunos não se sentem muito à vontade desenhando. Além disso, ver os modelos também facilita no levantamento de ideias na criação do enredo.
Incentive-os a consultar o caderno de anotações, a espiar o livro didático e, acima de tudo, a serem o mais criativos o possível! Geralmente é uma atividade bem recebida pelos estudantes, já que envolve um engajamento ativo, maior liberdade criativa e uma fuga à rotina das aulas mais expositivas.