Resumo: Atividade sobre o Império Bizantino para 6º anos. Aborda a história dos bizantinos, seus aspectos políticos e culturais. Texto e exercícios criativos, com cruzadinha e análise de documentos!
Habilidades BNCC:
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
O Império Bizantino - a parte do Império Romano que sobreviveu na Idade Média
Texto da atividade:
O Império Romano foi uma das civilizações mais importantes da história. Muitas do que fazemos e conhecemos hoje vieram dos romanos, como as leis, os números romanos e até partes da nossa língua. O Latim, por exemplo, foi a língua dos romanos e deu origem ao português, espanhol e francês. Mas você sabia que mesmo após a queda de Roma, uma parte do Império continuou existindo?
Quando o Império Romano do Ocidente caiu, com sua capital em Roma, uma outra parte, chamada de Império Romano do Oriente, sobreviveu. Com o tempo, essa parte oriental ficou conhecida como Império Bizantino. Sua capital era Constantinopla, uma cidade muito rica e importante, localizada onde hoje é a Turquia. Constantinopla se tornou o centro de comércio entre o Oriente e o Ocidente, o que ajudou o Império Bizantino a prosperar por muitos séculos.
Os Bizantinos preservaram muito da cultura romana, como as leis, a arte, e até as corridas de bigas (carroças puxadas por cavalos), mas também criaram coisas novas. Suas contribuições vão desde coisas do dia a dia, como a criação do garfo e dos hospitais, mas também para grandes instituições. Neste caso, um exemplo importante foi a formação de uma nova Igreja Cristã, a Igreja Ortodoxa, que se separou da Igreja Católica que ficava em Roma. A Igreja Ortodoxa existe até os dias atuais e trata-se de uma das maiores Igrejas Cristãs do mundo!
No campo do trabalho, os Bizantinos continuaram a usar a servidão, um sistema herdado dos romanos. Os servos trabalhavam nas terras dos grandes senhores em troca de proteção e moradia, mas não eram livres para sair ou escolher seu destino. Esse sistema é diferente da escravidão, em que as pessoas eram vistas como propriedade de seus donos, e também diferente do trabalho livre, em que a pessoa escolhe onde trabalhar e recebe um salário.
A religião também foi muito importante no Império Bizantino. O Cristianismo Ortodoxo, com rituais e práticas diferentes dos ocidentais, influenciou a cultura, a arte e a organização da sociedade. Igrejas imponentes, como a famosa Basílica de Santa Sofia, foram construídas para mostrar a grandeza e a fé do império.
Politicamente, o Imperador Bizantino tinha muito poder. Ele era o chefe do governo, mas também o chefe da Igreja. Isso é chamado de Cesaropapismo — uma palavra que significa que o imperador era tanto “César”, o chefe político, quanto “Papa”, o chefe religioso. Assim, ele controlava tanto a vida política quanto a religiosa das pessoas.
Esse material ajudou você a preparar suas aulas? Então, que tal contribuir voluntariamente com nosso site? 🙂
Considere fazer uma contribuição para o Materiais de História. Qualquer valor realmente já ajuda!
Nosso site é mantido por professores voluntários, que além de preparar as publicações custeamos com o site de nosso bolso… Qualquer moedinha já significaria muito para nós!