Materiais de História

Dez exercícios de História para o 8º Ano

Resumo: Lista de exercícios de história do oitavo ano, ideal para testar o conhecimento dos alunos, como tarefa de revisão ou recuperação no final do ano. Acompanha gabarito explicado!

Habilidades: EF08HI01, EF08HI02, EF08HI03, EF08HI05, EF08HI09, EF08HI10, EF08HI12, EF08HI18, EF08HI19 e EF08HI20.

1. O Iluminismo foi um movimento filosófico muito importante na história e teve seu auge durante o século XVIII. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas de suas características.

a) Os iluministas defendiam que os reis eram representantes de Deus na Terra, e deveriam ser obedecido por seus súditos.
b) A filosofia iluminista valoriza a razão, a liberdade das pessoas e a busca pela felicidade.
c) Os pensadores iluministas valorizavam a igualdade política e econômica entre homens e mulheres na sociedade.
d) Contrários ao feudalismo, os pensadores iluministas defendiam a monarquia absolutista e a centralização do poder.

2. Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.

“A Revolução Inglesa de 1640 transformou a estrutura política, social e econômica da Inglaterra. Destruiu o antigo aparelho de Estado, impondo limites ao poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento (…). Assim, o poder mudou de mãos. Ele, que fora exercido até 1640 pelo Rei em termos pessoais, (…) agora passava aos domínios dos proprietários e da burguesia mercantil.”
(Adaptado de: ARRUDA, José Jobson. A Revolução Inglesa. São Paulo: Brasiliense, 1983.pp. 89-90)

Sobre as transformações causadas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
a) A Revolução de 1640 consolidou ainda mais o poder absoluto do Rei, fortalecendo sua autoridade sobre o Parlamento, a Igreja e a burguesia mercantil.
b) Apesar de ter abolido o Parlamento, a Revolução Inglesa contribuiu para uma aliança pacífica entre Rei e Burguesia.
c) A estrutura política da Inglaterra permaneceu intacta após a Revolução Inglesa, embora a burguesia tenha ganho espaço no parlamento e na economia.
d) A Revolução fortaleceu o poder do Parlamento e da burguesia, limitando o poder real e promovendo uma nova ordem política e social na Inglaterra.

3. Observe a imagem abaixo, referente à cidade britânica de Birmingham, na época da Revolução Industrial.

Ilustração de Birmingham (ING), durante a Revolução Industrial.
Ilustração de Birmingham (ING), durante a Revolução Industrial.

Sobre a Revolução Industrial e as cidades da época, assinale a alternativa correta:

a) A Revolução Industrial trouxe ganhos importantes para a classe trabalhadora, pois os operários tiveram acesso a melhores empregos e condições de trabalho.
b) As cidades industriais eram construídas levando em conta o respeito ao meio ambiente e o controle da poluição.
c) Embora tenha proporcionado um aumento na produção mundial, a Revolução Industrial trouxe mais benefícios financeiros aos trabalhadores do que aos burgueses.
d) A Revolução Industrial elevou a produção mundial, porém os trabalhadores enfrentavam más condições de trabalho e a poluição se tornou um problema.

4. A imagem abaixo faz referência à Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, ocorrida em agosto de 1798, na Bahia. Sobre a imagem e a Revolta, assinale a alternativa correta.

Enforcamento de líderes da Conjuração Baiana, no Largo da Piedade, em Salvador, 1799. Ilustração de Trípoli Gaudenzi Filho publicada na cartilha A Revolta dos Búzios, em 2011. (disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/revolta/inconfidencia-baiana/)

a) A Conjuração Baiana foi liderada por Tiradentes e outros membros da elite local de Salvador, na Bahia.

b) O movimento defendia a Independência da Bahia e a abolição da escravidão.

c) Teve como principal inspiração a Independência dos Estados Unidos. Suas lideranças eram quatro senhores de engenho e escravos da região do Recôncavo Baiano.

d) O principal motivo da Revolta foi a cobrança da derrama na pela coroa portuguesa. Esse imposto permitia a cobrança forçada de ouro dos moradores da colônia, o que desagradava a população da Bahia.

5. Sobre a Revolução Francesa (1789), é correto afirmar que:

a) Inspirado em ideias iluministas, a Revolução Francesa defendia o fim do absolutismo e do privilégio da nobreza na França.

b) Foi um movimento liderado pelos operários franceses, que defendiam a implantação do comunismo no pais.

c) Desde o início, a Revolução Francesa teve como principal liderança a figura de Napoleão Bonaparte. Devido a suas propostas radicais, a França foi invadida por monarquias vizinhas.

d) A Revolução Francesa inspirou outras revoluções no mundo inteiro, como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Inglesa e a Revolução Russa.

6. Observe a imagem abaixo, retirada de uma HQ sobre a Revolução Haitiana.

Trecho da obra "A Revolução que deu origem ao Haiti", disponível em: https://fsp.duke.edu/projects/haiti-comic/

Sobre a Revolução Haitiana, é correto o que se afirma em:

a) Assim como a Independência do Brasil e dos Estados Unidos, a Revolução Haitiana nasceu de um movimento liderado por escravizados.

b) O Haiti é o único país das Américas que teve sua Independência conquistada pela luta dos escravizados.

c) Quando a Revolução teve início, as autoridades francesas acolheram o movimento com atenção e apoio político.

d) Após a Independência do Haiti em 1804, o país permaneceu profundamente desigual e permitindo a escravização de trabalhadores agrícolas.

7. Uma das principais medidas tomadas por Dom João VI durante sua estadia no Brasil foi a Abertura dos Portos às Nações Amigas (1808). Esta medida:

a) Aboliu o Pacto Colonial, permitindo que o Brasil negociasse diretamente com qualquer país aliado de Portugal, sobretudo os ingleses.

b) Atendia ao Bloqueio Continental de Napoleão, evitando um conflito direto entre Portugal e o imperador francês.

c) Favoreceu a burguesia portuguesa, que lucraria com a compra das mercadorias produzidas na colônia brasileira.

d) Atendia aos interesses das nações aliadas de Portugal, como Espanha, França e Inglaterra.

8. Leia o texto abaixo, escrito por Simon Bolívar sobre a ideia de Pan-americanismo.

“Desejo, mais do que ninguém, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas que por sua liberdade e glória (…). É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma só nação com um único vínculo que ligue suas partes entre si e com o todo. Por ter uma só origem e língua, mesmos costumes e uma única religião, deveria ter um único governo que confederasse os diferentes Estados que venham a se formar”

(Adaptado de: BOLÍVAR, Simon. Escritos Políticos. Campinas: Ed. Unicamp, pp.54-72).

Neste trecho, Simon Bolívar defende:

a) A formação de diferentes países e governos no Novo Mundo, respeitando as diferenças e costumes locais.

b) A união entre colônias e suas antigas metrópoles, já que possuem história, tradição e religião muito parecidas.

c) A formação de um único país nas antigas colônias do Novo Mundo, pois compartilhavam de costumes e origens comuns.

d) O ensino de uma única língua, religião e costume para todos os países da América, formando uma tradição comum que garantiria a aliança entre os países.

9. A imagem abaixo foi produzida pela imprensa brasileira durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Com o título de “Nero do Século XIX”, a cena apresenta a imagem do então líder paraguaio Solano López.

Sobre a charge e a Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:

a) A imagem elogia a figura de Solano López, aliado do Brasil na chamada Guerra do Paraguai.

b) A charge ilustra López como um líder sanguinário e responsável pela morte de milhares de pessoas.

c) Como o Paraguai estava aliado do Uruguai e da Argentina nesta Guerra, é comum que a imprensa brasileira criticasse os chefes políticos desses países.

d) As caveiras abaixo de Solano López são referência aos escravizados que trabalhavam em suas propriedades, já que o país ainda não tinha abolido a escravidão.

10. Leia o texto abaixo, extraído de uma entrevista concedida pelo filósofo Sílvio Almeida, no qual ele discute o legado da escravidão no Brasil:

“A escravidão era um sistema de reprodução da vida no Brasil. Todo o Brasil era forjado pela escravidão. Um país desse não se torna decente de uma hora para outra por conta de uma decisão formal (…) O que era escravidão se torna racismo”, afirma.

No entanto, Sílvio Almeida também reconhece que a abolição foi importante por ter sido “resultado de uma luta política que envolveu pessoas escravizadas que lutaram pelo fim da escravidão”.

(Adaptado de: https://www.poder360.com.br/brasil/brasil-foi-forjado-pela-escravidao-diz-silvio-almeida/)

Assinale a alternativa correta sobre a entrevista e a Abolição da escravidão no Brasil:

a) Sílvio Almeida reconhece que a abolição foi resultado de uma importante campanha política, porém, destaca que o Brasil ainda enfrenta enormes desafios herdados do escravismo.

b) Para o pensador, a abolição da escravidão foi uma fraude. Ela teria resultado em poucas mudanças para a vida da população negra, que permanece marginalizada em nossa sociedade.

c) O autor destaca que a Abolição foi uma conquista da população negra e finalmente solucionou os problemas de desigualdade em nosso país.

d) Para Sílvio Almeida, é preciso reconhecer o papel da Princesa Isabel na conquista da Abolição e preservar sua memória até os dias atuais.

1. B

2. D

3. D

4. B

5. A

6. B

7. A

8. C

9. B

10. A

1. Resposta: B.
a) Incorreta. Os pensadores iluministas não defendiam que o Rei era um representante de Deus na Terra. Pelo contrário, defendiam que o Rei deveria ser legitimado pela vontade de seus súditos, e não por argumentos religiosos.
b) Correta. A alternativa destaca corretamente duas importantes características do Iluminismo.
c) Incorreta. A igualdade entre homens e mulheres não foi um dos temas centrais do iluminismo. Essa proposta ganhou maior centralidade posteriormente na história, especialmente graças ao esforço do movimento feminista.
d) Incorreta. Os iluministas eram críticos ao absolutismo, defendendo a separação de poderes.

2. Resposta: D.
a) Incorreta. O texto destaca que a Revolução Inglesa limitou o poder do rei em detrimento do Parlamento e da burguesia.
b) Incorreta. O Parlamento não foi abolido na Revolução Inglesa. Pelo contrário, saiu fortalecido deste episódio.
c) Incorreta. O texto revela as mudanças na estrutura política e social da Inglaterra, ao contrário do afirmado.
d) Correta. A burguesia é considerada o principal grupo beneficiado pela Revolução Inglesa, e tinha sua representação política concentrada no Parlamento.

3. Resposta: D.
a) Incorreta. O proletariado (classe trabalhadora) sofria com péssimas condições de trabalho, jornadas extenuantes e ausência de direitos básicos no contexto da Revolução Industrial.
b) Incorreta. Conforme a imagem apresenta, as cidades industriais careciam de uma atenção à questão ambiental e à poluição.
c) Incorreta. A burguesia industrial (empresários) saiu como principal beneficiada deste processo histórico, e assistiu seu poder político e econômico aumentar na Inglaterra.
d) Correta. A imagem é ilustrativa da poluição típica das cidades industriais. Além disso, a afirmação sobre as dificuldades da classe operária também está correta.

4. Resposta: B.
a) Incorreta. Tiradentes é um personagem ligado à Inconfidência Mineira (1789), outra revolta ocorrida no período colonial.
b) Correta. A Conjuração Baiana destaca-se pela ousadia e pelas pautas progressistas, tendo em vista que propunha a libertação dos escravizados.
c) Incorreta. As lideranças do movimento não eram da elite proprietária, mas sim indivíduos das classes populares de Salvador.
d) Incorreta. A cobrança da derrama esteve ligado à Inconfidência Mineira, mas não à Conjuração Baiana.

5. Resposta: A.
a) Correta. A alternativa apresenta corretamente alguns objetivos da Revolução Francesa.
b) Incorreta. A ideologia comunista surgiu somente no século XIX, posteriormente à Revolução Francesa.
c) Incorreta. Napoleão Bonaparte chega ao poder na França somente em 1799, uma década após o início da Revolução Francesa.
d) Incorreta. A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Inglesa são anteriores à Revolução Francesa.

6. Resposta: B.
a) Incorreta. As independências dos Estados Unidos e do Brasil foram lideradas por membros das elites locais, e não por indivíduos escravizados.
b) Correta. A alternativa destaca corretamente a singularidade do movimento de independência do Haiti.
c) Incorreta. Pelo contrário, a França buscou combater o movimento de independência em sua antiga colônia de São Domingos.
d) Incorreta. Conforme o quadrinho destaca, o Haiti aboliu perpetuamente a escravidão após conquistar sua independência.

7. Resposta: A.
a) Correta. O Pacto Colonial determinava que o Brasil só poderia comprar e vender com Portugal, sua metrópole. Após a decretação da Abertura dos Portos, o Brasil passou a poder comercializar diretamente com qualquer país aliado de Portugal.
b) Incorreta. A Abertura dos Portos não atendia ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão. Pelo contrário, favorecia o comércio entre o Brasil e a Inglaterra.
c) Incorreta. A burguesia mercantil portuguesa foi prejudicada pela medida, já que perderia o monopólio de comércio com a colônia brasileira.
d) Incorreta. A França e a Espanha não eram aliadas de Portugal em 1808, ao contrário do afirmado.

8. Resposta: C.
a) Incorreta. Ao contrário do afirmado, Simón Bolivar defendia o pan-americanismo, isto é, a união dos territórios do Novo Mundo.
b) Incorreta. Bolívar não era a favor da união entre colônias e suas antigas metrópoles, mas sim entre as diferentes regiões da América.
c) Correta. A alternativa interpreta corretamente o documento e o pensamento panamericanista de Bolívar.
d) Incorreta. Bolívar não defendia que uma língua e história comum deveriam ser imposta nas Américas, mas sim que as diferentes regiões já partilhavam significativamente esses elementos em comum.

9. Resposta: B.
a) Incorreta. O Paraguai não era um aliado do Brasil no conflito, mas sim adversário. Tampouco é correto interpretar a imagem como um elogio a Solano López.
b) Correta. A alternativa interpreta de maneira correta a charge crítica à figura de Solano López.
c) Incorreta. Uruguai e Argentina eram aliados do Brasil na Guerra do Paraguai, e não dos paraguaios.
d) Incorreta. As caveiras fazem referências às mortes durante a Guerra, e não à escravidão em si.

10. Resposta: A.
a) Correta. A alternativa apresenta uma afirmação válida sobre as falas de Sílvio Almeida sobre o racismo e a história da Abolição no país.
b) Incorreta. Ao contrário do afirmado, Almeida defende a importância da Abolição como uma conquista da luta das populações negras na história.
c) Incorreta. Almeida destaca que o Brasil ainda lida com desafios enormes herdados do passado escravista, embora a Abolição tenha sido um importante avanço da luta negra em nossa história.
d) Incorreta. Almeida destaca a importância do protagonismo negro na conquista da Abolição, e não da ação específica da Princesa Isabel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais