Resumo: Atividade voltada para trabalhar o conteúdo de Primeira Guerra Mundial com alunos do 9º ano ou do Ensino Médio. Consiste em propor aos alunos que criem uma história em quadrinhos sobre algum episódio da Primeira Guerra utilizando a linguagem dos “Countryballs”.
Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e
seu significado histórico.
Se você costuma frequentar páginas de memes em redes sociais, talvez já tenha visto alguma imagem envolvendo os “Countryballs”.
São histórias curtas muito populares no Reddit e no YouTube, nas quais os países são representados por “bolinhas” com sua respectiva bandeira nacional. Nessas histórias, as nações interagem entre si e vivem os episódios históricos e geopolíticos em diálogos, sempre com uma pitada de bom humor.
Nessa atividade, você deve propor aos estudantes que narrem alguma parte da história da Primeira Guerra Mundial utilizando os Countryballs. É possível tanto propor alguns recortes específicos no assunto (Exs: Causas da Primeira Guerra Mundial, Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, Consequências do Conflito, Tratado de Versalhes, Participação dos EUA, etc.) como deixá-los escolher uma parte do conteúdo mais livremente.
Acima, há três páginas com Countryballs relativas à Primeira Guerra Mundial prontas para serem impressas e recortadas. Depois de impressas e distribuídas, os alunos devem colar as imagens nos quadrinhos e elaborar o diálogo e a interação eles os países, explicando a parte do conteúdo escolhida.
Eu sugiro que você separe em grupos de três ou quatro alunos para tal. Isso facilita na divisão das tarefas (criar a história, recortar, colar, desenhar, etc) e deixa a atividade mais prazerosa também.
Abaixo coloquei dois exemplos de trabalhos feitos por alunos, mas sobre o tema de Período Joanino e Período Napoleônico.
Alternativamente, você pode propor que eles desenhem tudo, tanto as bolinhas como os diálogos. Eu gosto de usar a folha com as bolinhas prontas porque muitos alunos não se sentem muito à vontade desenhando. Além disso, ver os modelos também facilita no levantamento de ideias na criação do enredo.
Incentive-os a consultar o caderno de anotações, a espiar o livro didático e, acima de tudo, a serem o mais criativos o possível! Geralmente é uma atividade bem recebida pelos estudantes, já que envolve um engajamento ativo, maior liberdade criativa e uma fuga à rotina das aulas mais expositivas.