Materiais de História

Idade Média – Atividade sobre Cruzadas e Iluminuras

Resumo: Atividade para os Sétimos Anos sobre arte medieval (iluminuras) e as Cruzadas. Os alunos devem criar uma história de um participante fictícios das Cruzadas, devendo entrelaçar a narrativa do personagem com elementos estudados na aula das cruzadas.

Habilidades BNCC: EF06HI18 e EF06HI15

O que são Iluminuras?

Iluminuras são um tipo muito conhecido de arte na Idade Média Europeia. Trata-se de ilustrações feitas nas margens dos pergaminhos e textos da época medieval, normalmente retratando a história sendo narrada ou letras capitulares (a que inicia uma obra). Normalmente feitas pelos monges copistas, eventualmente eram banhadas a ouro ou metais reluzentes, contribuindo para “iluminação” do texto. Do ponto de vista de sua forma, são caracterizadas pelo rico uso de cores, pela falta de profundidade e perspectiva e pela figura humana simplificada. Abaixo, exemplos de páginas com iluminuras:

Exemplo de iluminura. Característica da arte medieval. Atividade de História.
Exemplo de iluminura. Característica da arte medieval. Atividade de História.

Descrição da atividade:

Nesta atividade, a proposta é que os alunos criem um personagem que viveu durante as Cruzadas, explorando os conceitos históricos da Idade Média. É fundamental enfatizar a importância de respeitar os eventos e fatos históricos ao desenvolver a narrativa.

Para tornar a atividade mais interessante, disponibilizamos modelos de páginas com iluminuras em PDF para impressão. Os alunos podem utilizar esses modelos, imprimi-los e, em seguida, caprichar na atividade, conectando a história de seus personagens às imagens fornecidas nos modelos.

Outra opção é encorajar os alunos a desenharem e criarem suas próprias iluminuras nas margens, oferecendo uma abordagem mais personalizada e artística.

Como alternativa, os desenhos avulsos também estão disponíveis em PDF, permitindo que os alunos os recortem e colem nas margens de suas páginas. Isso proporciona uma maior liberdade na construção do trabalho, adaptando-se ao gosto e ao perfil da turma. Escolha a opção que melhor se adequa às preferências e habilidades dos seus alunos!

Comando da Atividade (para colocar na Lousa e explicar aos alunos):

Imaginem um personagem que tenha vivido durante uma das Cruzadas e desenvolvam sua história nas próximas páginas. Dêem um nome para o personagem e expliquem sua posição na sociedade (se é um nobre, um membro do clero ou um servo). Contem a história de sua participação em uma das Cruzadas, explicando por que decidiu participar e em qual delas esteve envolvido. Tentem conectar a história às ilustrações das iluminuras, usando-as como elementos visuais para complementar a narrativa. Sejam criativos, respeitem os eventos históricos e criem um desfecho emocionante para o seu personagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais